terça-feira, 4 de setembro de 2012

Trabalho: O que é o mercado de ações?


CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ






ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA







MERCADO DE AÇÕES





Ana Cristina Vieira – RA 4200074256
Ana Paula Rodrigues – RA 4200080632
Juliana Batista de Souza – RA 3709636843
Lilian dos Santos Souza – RA 4200055587
Pamela do Rozario Mendes – RA 3709636854
Rosangela Rodrigues de Souza – RA 4244841316
Thamires Facina Cabral – RA 3729687346


Professor: Roberto Bittencourt Peischl.


SANTO ANDRÉ
2012




SUMÁRIO
1.  Mercado de Ações...................................................................................................3

2.  Fundos de Ações x Fundo de Investimentos .........................................................4

3.  Corretoras de Valores  ...........................................................................................4

4. Bancos .....................................................................................................................5

5. Bolsa de Valores .....................................................................................................5

6. Titulo de Ações  .......................................................................................................5

7.  Mercados de negociação de ações ........................................................................6

7.1 Mercado à Vista ou Mercado de Lote Padrão........................................................6

7.2 Mercado Fracionário...............................................................................................6

7.3 Mercado de Opções................................................................................................7

8. As 10 maiores Bolsas de Valores do Mundo............................................................7

9. Bibliografia ...............................................................................................................9









1.            Mercado de ações

Investir em ações é aplicar um capital, buscando retorno e lucro.
Precisamos entender primeiro o que é uma ação: é um titulo que pode ser negociado e representa a menor parcela de uma empresa.
O conceito de que para se tornar investidor era mérito reservado a uma elite, ou classe social esta ultrapassado, é possível começar a investir a partir de R$ 100,00  para isso é preciso saber de que maneira realizar este investimento e decidir se ele será feito em Fundo de Ações ou Investimento.
Para investir analisa-se o mercado e as chamadas incertezas: situação econômica do país, o desemprenho da  empresa, oferta e demanda, os projetos, as pessoas envolvidas e as taxas cobradas pelas corretoras.
È preciso definir o risco do investimento de acordo com as condições pessoais, objetivos e disponibilidade do prazo, lembrando que quanto maior o risco maior é a rentabilidade e o prazo do investimento.
Quando uma empresa precisa de dinheiro para financiar seus projetos de crescimento investindo tanto em equipamentos, estrutura e tecnologia, ela vende ações que essas ações são como pedaços de uma empresa, que cada acionista tem uma ação ou mais delas, e a empresa distribui em dinheiro o seu lucro ou parte dele sempre o proporcional ao numero de ações que cada um tem que são os dividendos, que podem ser divididos todo mês, a cada três meses, duas vezes por ano ou até anualmente isso varia de acordo com a política de cada empresa. 
Outra forma de obter rendimentos em ações é se uma empresa é bem administrada e existe expectativa que ela cresça e lucre mais no futuro, os investidores aceitam pagar mais pelas suas ações, logo ela se valoriza no mercado, ou seja, na Bolsa de Valores.
As chamadas S/A: Sociedades Anônimas que abrem seu capital, dividindo seu patrimônio em ações e distribuindo seus lucros entre os acionistas.
Comprar ações de uma empresa é tornar- se sócio dela e o objetivo principal é compra-las a um baixo valor e vender quando estas ações estiverem valorizadas, o investidor  pode ganhar com a valorização das ações, mas comprar ações é adquirir o direito de participar do sucesso e também do insucesso.
Apesar de todas as sociedades anônimas possuírem o seu capital dividido em ações, somente as que forem emitidas por companhias de capital aberto registradas na Comissão de Valores Mobiliários podem ser negociadas publicamente.
A propriedade da ação é representada pelo certificado de ações ou pelo extrato de posição acionária. Estes documentos são emitidos, respectivamente, pela própria companhia ou por uma instituição contratada pela sociedade anônima para o atendimento aos acionistas.

2.            Fundos de Ações x Fundo de Investimentos

É definida a melhor opção de acordo com o grau de envolvimento que se tem ou que se quer dispensar ao ato de comprar, negociar e vender.
No fundo de investimentos, investe-se  em ações,  abrindo conta em uma corretora de valores e decide-se  quando e quanto comprar e vender, é preciso total dedicação e ate conhecimento do investidor
No fundos de ações delega-se  as decisões e analises de investimento a um gestor profissional capacitado que ira orientar como atingir os objetivos.

3.            Corretoras de Valores

São habilitadas e credenciadas ao Banco Central  e prestam serviços aos investidores intermediando as negociações entre eles e a bolsa de Valores, cobram taxas fixas sob os serviços ou variáveis: percentuais sob valores comprados por dia, a melhor maneira de contratação é definida de acordo com o perfil de investidor.
Na bolsa de valores antigamente  os contados entre os investidores, corretores e a Bolsa eram feitos  por telefone  corretores intermediando  a negociação nos chamados chão de negociação, onde ficavam aqueles barulhentos ambientes. Hoje  o contato entre investidor  e corretora ainda é feito por telefone, mas  o contato entre corretora e bolsa é feito através de sistema eletrônico chamado Mega Bolsa.



4.            Bancos

Administram os fundos de ações e tomam decisões de quando investir baseados nas cotações da Bolsa

5.            Bolsa de valores

A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como Ações e Opções.
Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A's este patrimônio é composto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando - com rapidez, amplitude e detalhes - as operações executadas.
Embora existam entidades que só operam com pregão eletrônico (como a norte-americana Nasdaq), em sua maioria as bolsas de valores dispõem de um pregão físico, onde são realizadas as negociações.
As bolsas têm o dever de repassar aos investidores (através de revistas, boletins e meios eletrônicos) informações sobre seus negócios diários, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparência das operações. No Brasil, a atividade das bolsas é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em Portugal a actividades das bolsas é fiscalizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

6.            Titulo de Ações

As ações podem ser ordinárias (ON), “com direito a voto” quando os acionistas têm direito a participar interferir  com seu voto, nos rumos e das decisões da companhia, porém, esse privilégio só se faz acontecer quando o investidor detém a maioria do capital ordinário da empresa, e podem ser também as preferenciais(PN), quando os acionistas recebem antes os resultados da empresa, antes mesmo daqueles que tem as (ON).
Primário um titulo é emitido pela primeira vez, a empresa lança dinheiro com objetivo de obter retorno e lucro para ser para ser usado em varias finalidades, os recursos vão para empresa emissora.
Secundário quando a ação começa a circular já não transferido mais os rendimentos a quem emitiu a ação, transfere se títulos já existentes entre os investidores, a chamada especulação, tem como único proposito gerar liquidez ao mercado primário.       
Quais são as formas de remuneração do investimento em ações?
- Pagamento de dividendo ao acionista pela companhia.
- Distribuição de bonificação ao acionista pela companhia.
- Negociação de seu direito de subscrição quando a companhia decide emitir novas ações.
- Valorização do preço das ações em bolsas de valores.

7.            Mercados de negociação de ações

O investidor pode negociar através do Mercado à Vista e do Mercado de Opções.

7.1      Mercado à Vista ou Mercado de Lote Padrão

No mercado de lote padrão, as ações são negociadas em lotes unitários ou de quantidades mínimas de 100 (cem), 1.000 (mil), 10.000 (dez mil) ou 100.000 (cem mil) ações, conforme especificação feita pela BOVESPA para cada companhia.

7.2      Mercado Fracionário

No mercado fracionário, são negociadas ações em quantidades inferiores aos lotes padrões estabelecidos.
Observação: As ações podem ter seus preços para negociação informados por cotação unitária ou por lote de mil ações.

7.3      Mercado de Opções

No mercado de opções são negociados direitos de comprar ou vender, por um preço pré-estabelecido, certa quantidade de uma determinada ação, ou de índices, em data previamente fixada pela BOVESPA. Para encerrar uma posição (que é um conjunto de direitos e obrigações) é necessário que o investidor realize uma operação inversa à original, apurando lucro ou prejuízo (diferença entre os preços pagos e recebidos nas negociações).
De acordo com a lei que a criou, a Comissão de Valores Mobiliários exercerá suas funções, a fim de:
No Brasil a  CVM - Comissão de Valores Mobiliários, Autarquia Federal subordinada ao Ministério da Fazenda, foi criada através da Lei nº 6.385 de 7 de dezembro de 1976. Exerce funções :
 -  emissão e distribuição de valores mobiliários no mercado; a negociação, e intermediação no mercado de valores mobiliários; a organização, o funcionamento e as operações das bolsas de valores; a administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários; a auditoria das companhias abertas e os serviços de consultor e analista de valores mobiliários.

8.            As 10 maiores Bolsas de Valores do Mundo
Com a notícia da fusão entre Bovespa e BM&F o Brasil passará a ter a 4ª maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado.
1º. Frankfurt – US$ 34,383 bilhões
2º. Chicago (CME) – US$ 27,767
3º. Hong Kong – US$ 21,624
4º. Bovespa + BM&F – US$ 20,340
5º. Nova York (Nyse Euronext) – US$ 17,919
6º. Intercontinental (ICE-EUA) – US$ 9,420
7º. Nymex (EUA) – US$ 8,940
8º. Londres – US$ 9,408
9º. 
Austrália – US$ 6,617
10º. OMX (países bálticos e nórdicos) – US$ 5,0






























9.         Bibliografia:

Como Investir em ações . Disponível em BM&F Bovespa: http://www.tvbmfbovespa.com.br. Acesso em 26 de Agosto de 2012.

Ações: Portal do Investidor: www.portaldoinvestidor.gov.br. Acesso em 12 de Novembro de 2010.

Mercado acionário. Disponível em www.administradores.com.br/informe-se/artigos Acesso em 13/09/20122

Mueller. Disponível em http://www.eps.ufsc.br/disserta96/mueller/cap2/cap2

Cerbasi, Gustavo. Investidores Inteligentes., São Paulo, SP. Editora Thomas Nelson Brasil, 2012.

Isto é dinheiro- Reportagem: Selva de Investimentos de Carolina Matos. São Paulo, SP. Editora Abril, 22/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário