segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Trabalho: História da Laranja no Brasil


Centro Universitário Anhanguera de Santo André




Lívia da Silva                          RA: 3730706513
Renata Mariano                      RA: 3772749803
Stefanie Xavier Moreira         RA: 4210793884
Talita Moreira                         RA: 4210781527
Tatiane Thaís Capiller RA: 3748727027






ECONOMIA: História da Laranja









Santo André
2012



História da Laranja no Brasil

De todas as árvores frutíferas, uma das mais cultivadas no mundo é a laranjeira.
Nativa da Ásia, embora com controvérsias quanto ao local de origem, a fruta teria chegado à Europa ainda na Idade Média, sendo saboreada, naquele período, apenas por imperadores, nobres e eclesiásticos. No Brasil foi introduzida pelos portugueses no início do século XVI. A referência mais antiga sobre a laranja no Brasil data de 1540 e aponta a ilha de Cananéia como o berço da citricultura brasileira (“Laranja & Cia” e “A Laranja no Brasil”, Hasse, SP, 1987).
Vários relatos antigos sobre o Brasil citam as laranjeiras em seus conteúdos, destacando a qualidade e o sabor de nossos frutos como inigualáveis.
Saltando para o século XX, os anos 30 foram muito importantes para a laranja. A decadência do café abriu espaço para o desenvolvimento da citricultura e nesta década a laranja já figurava como um dos dez produtos mais importantes da exportação. Porém, com o advento da Segunda Guerra Mundial, houve um bloqueio dos mercados importadores e a citricultura sentiu o seu primeiro impacto, que foi superado com o término da guerra e com o retorno das exportações. Desde então, a laranja nunca mais perdeu o seu espaço e a sua vital importância para a economia brasileira, em especial com a instalação das indústrias processadoras de sucos.
País com características climáticas propícias ao desenvolvimento da laranja, o Brasil é hoje o maior produtor e exportador de suco de laranja e de seus subprodutos do mundo. E isso graças a esta fruta que tem tido suas áreas cultivadas cada vez mais desenvolvidas, com utilizações de tecnologia de ponta, visando à manutenção da laranja brasileira no topo da preferência mundial. 

CINTURÃO CITRÍCOLA
O cinturão citrícola paulista, maior pólo produtor de citros do mundo, conta com área total de 12,5 milhões de hectares, sendo 700 mil a área efetivamente coberta por pés de laranja. Esta área está distribuída entre mais de 10 mil produtores.
O Brasil ocupa a primeira posição na produção mundial de laranjas, seguido pelos EUA (Flórida). No Estado de São Paulo e na Flórida a maior parte da produção de laranjas é absorvida pela indústria. As duas regiões em conjunto produzem mais de 80% do suco consumido no mundo.

Principais Variedades Cultivadas


Westin e Rubi - precoce: os frutos são bastante esféricos, casca pouco espessa, cor laranja intensa e suco saboroso. São consumidas in natura e no preparo de sucos. Período de colheita:

  
Laranja Hamlin - precoce à meia estação: fruto pequeno, com casca fina e cor amarelada, possui baixo teor de suco, poucos açúcares e ligeira acidez. Suas árvores são bastante produtivas. Período de colheita:



Laranja pêra-rio – meia estação: menor que as demais variedades, possui formato mais alongado, casca fina e lisa, cor amarelo-avermelhada e polpa suculenta. É muito consumida in natura e devido ao seu sabor adocicado é também utilizada no preparo de sucos e geléias. Período de colheita:


Laranjas Valência, Natal e Folha Murcha - tardias: apresentam frutos ovalados, casca ligeiramente grossa, com suco de coloração amarelo forte e adocicado. São consumidas in natura e no preparo de sucos. Período de colheita:




Dependendo da característica e das condições de solo e clima, as variedades cítricas apresentam ciclo de desenvolvimento variando de seis a dezesseis meses entre o florescimento (normalmente na primavera) e a maturação dos frutos. As variedades podem ser agrupadas como precoces, meia-estação e tardias, conforme período de maturação. As frutas colhidas durante o período de maturação tendem a ser mais doces e menos ácidas.
Em condições climáticas ideais, a árvore começa a produzir no terceiro ano de vida tendendo ao aumento até o 10º ano, quando é considerada adulta. E produz frutos até os seus 20 anos de idade, com safra anual de duração entre dois e quatro meses, de acordo com a variedade.

Rico Alimento

O valor nutricional da laranja, uma fruta conhecida e cultivada mundialmente, sempre foi objeto de estudos e análises.
Rica fonte de vitamina C, além de diversos componentes importantes como potássio, fibras, dentre outros, a laranja é hoje associada a uma eficaz arma que auxilia o organismo no combate às infecções, boa formação dos ossos e dentes, cicatrização de feridas e queimaduras, além de, como mostram recentes pesquisas, ser uma excelente fruta que auxilia na proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, certos tipos de câncer e até mesmo alzheimer. (Fontes: Laranja Brasil, Toda Fruta, Vitaminas e Cia.)
Disponível no Brasil o ano todo, a laranja pode ser consumida in natura, em sucos e bebidas em geral, pratos doces e salgados e, embora existam diversas variedades desta fruta, de maneira geral, todas elas contêm semelhantes riquezas nutricionais.
Na laranja encontra-se também a pectina, uma fibra gelatinosa, presente na parte branca da fruta (albedo), que, segundo numerosos estudos, atua na redução do colesterol do tipo LDL, reconhecidamente nocivo, sem alterar o nível do HDL, o bom colesterol. Sem contar com a ação benéfica para diabéticos, pois é responsável pela formação de uma barreira nas paredes do intestino, impedindo a passagem do excesso de glicose, auxiliando a eliminação de resíduos de substâncias altamente tóxicas e também se constituindo em uma proteção eficaz contra os efeitos tóxicos de certos produtos dietéticos. (Fonte: Laranja Brasil)  
Além de todos estes benefícios da fruta in natura, da laranja é possível a extração de: 
Óleos e essências, utilizados como aromatizante natural em bebidas, alimentos, além da aplicação em indústrias farmacêutica, de cosméticos/perfumes, em produtos de limpeza em geral, em solventes, fabricação de adesivos, etc.  
Farelo de Polpa Cítrica, utilizado principalmente como complemento para a ração animal.  
Sucos natural e concentrado, tão ricos quanto à fruta in natura, com seus inúmeros benefícios - ação antioxidante, aumento da imunidade e da energia celular, prevenção ao câncer (presença dos limonóides, que atuam na destruição de determinadas células cancerosas), dente outros, aqui citados.

  Cada laranja contém, aproximadamente: 

Calorias: 62 kcal 
 
Carboidratos (15,4g): são substâncias orgânicas com funções anticoagulantes, lubrificantes (evita o ressecamento dos olhos, por exemplo), cicatrizantes e antigênicas (ativa o sistema imunológico ).  

Proteínas (1,2g): são compostos orgânicos que atuam na consistência e elasticidade dos tecidos (colágeno, queratina e outras), na defesa do organismo contra substâncias estranhas (anticorpos), na obtenção de energia e em outras funções hormonais, enzimáticas e condutoras.  
 
Fibras (3,1g): são componentes dos alimentos que não são digeridos pelo organismo, mas que são imprescindíveis à dieta. Como não são digeridas, as fibras vão para o intestino, onde atuam como "vassouras", que carregam os resíduos alimentares e a gordura excedente na alimentação pelo intestino, baixando o nível de colesterol absorvido. Com isso, ajudam a prevenir doenças cardíacas e câncer no intestino. Também proporcionam sensação de saciedade, ajudando na perda de peso, além de garantir uma pele bonita e saudável. (Fonte: Site de pesquisa UNESP) 

Potássio (237 mg): é um elemento químico essencial ao homem. Estudos epidemiológicos e clínicos indicam que a maior ingestão de potássio diminui a pressão arterial tanto de pessoas normotensas quanto hipertensas. Altas ingestões de potássio reduzem o risco de acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas em pessoas com doença isquêmica do coração, insuficiência cardíaca congestiva e hipertrofia do ventrículo esquerdo. Além disso, a maior ingestão de potássio tem ação profilática contra dano renal, em especial a lesão tubular. Ingestões de potássio reduzem a excreção de cálcio, a qual reduz o risco de cálculo renal e ajuda a impedir a desmineralização óssea.   

Vitamina C (69,7 mg): é uma molécula cujas principais ações são fornecer resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, auxilia no combate às doenças, previne gripes, fraqueza muscular e infecções, atuando positivamente no sistema imunológico e na respiração celular. Também estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos.   

E a fruta pode ser assim aproveitada: 

Sucos: 44,81%
Células Congeladas: 2,67%
Óleos Essenciais: 1,79%
D´Limonene: 0,92%
Líquidos Aromáticos: 0,57%
Farelo de Polpa Cítrica: 49,24%

(Fonte: Laranja Brasil, dados numéricos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário